Estágios

Os estudantes do Curso de Sistemas de Informação podem realizar estágios do tipo não obrigatório. Isso quer dizer que não é necessário fazer estágio para poder se formar. Na prática, porém, a maioria  faz pelo menos um estágio ao longo do curso.

Orientações Gerais para Estudantes

O requisito inicial para poder fazer estágio é estar regularmente matriculado e frequentando as aulas. Aqueles que possuem IAA maior ou igual a 6 registrado no Histórico Escolar podem fazer estágio sem nenhuma restrição além das previstas na legislação. Os que não possuem IAA (calouros) ou com IAA abaixo de 6 devem agendar entrevista com o coordenador de estágios onde é decidido se o estágio é possível. Essas e outras regras pertinentes estão definidas no Regimento de Estágios do Curso – Versão 2018.

ATENÇÃO: Clique no link abaixo para saber como proceder durante a pandemia!!

Procedimentos Especiais Durante COVID-19.

Dúvidas Frequentes

Ainda com dúvidas? Acesse aqui para ler as orientações sobre as dúvidas mais frequentes.

Como Fazer Estágio

Diversas oportunidades de estágio (oferecidas pelas empresas) estão disponíveis no site https://estagios.ufsc.br/. Qualquer oferta de estágio, mesmo que não esteja listada no site, também é válida.

Se você ainda possui alguma dúvida entre em contato com o Coordenador (pro tempore) de Estágios, professor Cristian Koliver, que também é o Coordenador do Curso ().

IMPORTANTE: O estágio só tem validade legal se estiver devidamente registrado no sistema SIARE. O pedido de registro do estágio no sistema é feito pelo próprio estudante.

Quando o estágio termina, é necessário entregar o Relatório de Atividades de Estágio Não Obrigatório (RAENO) Final. Este relatório é preenchido pelo estudante no próprio sistema SIARE. Um dos campos a ser preenchido é a descrição das Atividades Desenvolvidas cujo conteúdo deve ser escrito conforme as seguintes instruções.

Fluxo Para Registro de Estágio

Horários de Atendimento

AVISO: NÃO HÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL EM HORÁRIOS FIXOS ENQUANTO DURAR A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NA UFSC. Os atendimentos são realizados por e-mail. Veja acima os procedimentos especiais durante o COVID-19.

Declaração para Formatura ou Trancamento de Curso

Formandos ou estudantes que desejam trancar o curso precisam de uma declaração de que não possuem nenhuma pendência em relação a estágio. Este documento é necessário mesmo para aqueles que nunca fizeram estágio.

A declaração é obtida de duas formas: indo pessoalmente na sala do coordenador de estágios em algum dos horários indicados acima; ou então solicitando que a mesma seja enviada para o e-mail do estudante. Faça a solicitação enviando e-mail contendo nome completo e número de matrícula. IMPORTANTE: esta forma não se aplica para estudantes com e-mail do domínio hotmail ou outlook (há algum bloqueio no hotmail e no outlook que impede o recebimento de emails da UFSC).

Declaração sobre Dias com Avaliação

A Lei Nº 11.788, que regulamenta os estágios, determina que, no período em que haja avaliações escolares, a carga horária do estágio deve ser reduzida pelo menos em 50% (art. 10, inciso II parágrafo 2).

Para atender ao disposto acima o estagiário deve entregar à concedente a seguinte declaração, preenchida e assinada pelo professor responsável pelas avaliações: declaracaoDiasComAvaliacao.pdf

Orientações Gerais para Instituições/Empresas

Se uma instituição/empresa deseja oferecer vagas de estágio para os alunos do curso então deve proceder da seguinte forma:

  1. Certificar-se que possui convênio em vigor com a UFSC. Para maiores informações acessar http://portal.estagios.ufsc.br/.
  2. Divulgar sua oferta de estágio via portal http://portal.estagios.ufsc.br/oferta-e-pesquisa-de-vagas/ .

Para outras informações entrar em contato com o coordenador de Estágios do Curso.